Páginas

Seguidores - Cadastre-se como seguidor do blog e receba as atualizações

quarta-feira, 13 de junho de 2012

UM BRASIL EVANGÉLICO??


Faz um mês que voltamos da Nigéria.
Hoje, pesquisando alguns assuntos que pretendemos abordar no documentário sobre nossa missão por lá, uma onda de sentimentos me re-visitou.
Como já fui para lá sabendo o que iria encontrar, nada me chocou. Apesar da pobreza geral, não me assusta ver casinhas com paredes de barro desprovidas de energia elétrica e saneamento básico. Não creio que essas coisas sejam imprescindíveis para que as pessoas vivam bem e miséria não nos falta desse lado do atlântico.
Mas o que gera um terrível embrulho no estômago é ver o resultado de um antigo sonho dos evangélicos aqui do Brasil: uma nação com maioria evangélica.
Lá convivemos com cartazes e placas de igreja pra todos os lados. Eventos, campanhas, "terry nights", cultos, palestras... Libertação pra cá, unção pra lá e os atores principais: pastores, apóstolos, evangelistas, profetas...
Pela estimativa do pessoal de lá, pelo menos 80% da população é cristã evangélica. Vão nos cultos, dão ofertas, cantam e dançam para Jesus. Mas também tem medo. Medo do mal. Medo da bruxaria. E graças aos ensinos de muitos dos pastores/apóstolos/evangelistas/profetas, tem medo de crianças que supostamente teriam em si o espírito de bruxaria. Por isso as abandonam. Por isso, as machucam.
Para quem conhece o evangelho, é duro de ver como pode-se assumir o título de cristão e desenvolver-se toda uma vida religiosa que não contempla nada do que Jesus ensinou. Jesus ensinou o desapego, eles querem enriquecer. Jesus ensinou que não precisamos temer, eles vivem com medo. Jesus ensinou a amar os inimigos, eles maltratam suas crianças. Jesus ensinou a servir, eles querem angariar títulos religiosos...
Eles???
E por aqui?
E que caminho segue nossa nação cada vez mais evangélica?
O que o Jesus brasileiro tem ensinado? O que os cristãos brasileiros tem almejado, buscado e reinvindicado?
Tem gente comemorando o "grande avivamento" que aconteceu na Nigéria e fez dela um país evangélico.
Tem pastor brasileiro viajando para lá para aprender com eles.
Lembrei das palavras de Jesus: "Se a luz que há em ti são trevas, que grandes trevas serão".
Mas como sempre, há pequenos candeeiros espalhando luz aqui e ali.
Lá conhecemos gente que conhece o Jesus da graça, do amor, do auto-sacrifício, da liberdade, da confiança. Encontramos alguns que acolhem, vestem, protegem, alimentam e aquecem as vítimas do descaso e do medo. Gente do bem. E esses precisam de ajuda e contam conosco. E nós dissemos a eles para continuar contando e que não os abandonaremos.
Gente, tudo o que cada um fez até agora teve enorme valor. Estejam todos muito certos disso.
Nós que fomos, só fomos graças a muitos que ficaram. As revistas que produzimos e que são ferramentas de uso diário por lá, foram feitas e custeadas por muitos. Parte do dinheiro que levantamos aqui ficou lá com o Leo, para que ele pudesse custear sua própria estadia mais prolongada.
Valeu! Valeu mesmo!!!
E vai valer muito mais. Ainda temos muito o que fazer.
Tato Egg

Nenhum comentário:

Postar um comentário