Páginas

Seguidores - Cadastre-se como seguidor do blog e receba as atualizações

terça-feira, 19 de março de 2013

MEU LUGAR DE ADORAÇÃO

Na reunião da Estação do último domingo (17/03), estivemos meditando a respeito do lugar de adoração e culto. 
No Salmo 84 o escritor expressou o prazer em estar  na "casa de Deus".


Durante toda a história, e até hoje, o ápice, o supra-sumo da experiência religiosa era estar no templo, na sede da religião, seja ela qual for.
Os judeus peregrinavam até Jerusalém por ocasião de algumas festas; os muçulmanos vão à Meca até hoje.
Jesus certa vez estava no templo em Jerusalém, quando ficavam o tempo todo lhe dizendo da sua suntuosidade, ao que Jesus lhes responde que dali não ficaria pedra sobre pedra. Jesus nunca valorizou os lugares. Para ele, o valor estava nas pessoas e no encontro de umas com as outras, com o que de bom e enriquecedor uma poderia oferecer a outra.
Já no seu encontro com a mulher samaritana junto ao poço de Jacó, Jesus havia dito que o lugar de adoração já não seria nem naquele monte, nem no templo, porque Deus é espírito, e é necessário que os que O adoram O adorem em espírito e em verdade. 
Quando menciono que me reúno com simplicidade com algumas pessoas nas casas, para compartilhar o Evangelho, alguns espantam-se, como se apenas a placa ou a instituição legitimassem o culto.
Mas aprendi que já não existe um lugar onde Deus esteja mais presente ou menos presente, a fim de que seja adorado. Não tem lugar fixo ou hora determinada pra que eu entregue a ele meu louvor e gratidão. Minha adoração não tem mais endereço nem precisa de placa na entrada.
Posso e devo, de forma simples, me reunir com os irmãos a fim de comunhão, crescimento e edificação mútua, e em qualquer lugar.

"O lugar da adoração perdeu sua ênfase geográfica e ganhou sentido existencial! O Templo sou eu, o lugar do culto é meu ser e a liturgia é a vida vivida em Cristo!" 
(Caio Fábio - em http://www.caiofabio.net/abreconteudo.asp?codigo=02627)

Estação do Caminho da Graça em Foz do Iguaçu

Nenhum comentário:

Postar um comentário