Páginas

Seguidores - Cadastre-se como seguidor do blog e receba as atualizações

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Fé salvadora

Fé salvadora (Tg 2 14-26)



A grande preocupação de Tiago era com o aspecto prático da fé. Havia muitos cristãos que mantinham um tipo de fé que os projetava a um patamar superior sem, contudo, transformar suas vidas aqui. A ênfase de Tiago era na religião “pura e sem mácula”.
   A grande questão de Tiago está exposta no verso 14: Meus irmãos, qual é o proveito, se alguém disser que tem fé, mas não tiver obras? Pode, acaso, semelhante fé salvá-lo? A fé sem obras é morta pelo tipo de resultados que gera. Ela gera pessoas,arrogantes, e alienados de todo tipo de dor e sofrimento.De forma que a fé sem obras é morta, a obra sem fé não pode salvar.

 É a fé que gera misericórdia: (Vv.15-16: 15-)

Uma fé abençoadora, que transforma realidades. É a fé que gera transformação nos ambientes onde penetra.
Esta fé se preocupa com o outro. Entra no mundo do outro, sente as dores do outro, ajuda, estimula, apóia...
É a fé que coloca o coração na miséria alheia.

É uma fé que gera vida: (Vv.25-26: 25.)

Ver a declaração de Raabe em Js.2:11: ... porque o Senhor, vosso Deus, é Deus em cima nos céus e embaixo na terra. As duas atitudes marcantes de Raabe ao crer:

    1. Acolheu aos espias dando-lhes proteção.
    2. Fez os espias partir por outro caminho dando-lhes cobertura.

Através destes atos de fé ela preservou a vida dos servos de Deus e, por conseguinte sua própria vida, pois creu no Deus de Israel.

Conclusão:

É importante que atentemos para o que nos diz os versos 17-19: 17- Assim, também a fé, se não tiver obras, por si só está morta. 18- Mas alguém dirá: Tu tens fé, e eu tenho obras; mostra-me essa tua fé sem as obras, e eu, com as obras, te mostrarei a minha fé. 19- Crês, tu, que Deus é um só? Fazes bem. Até os demônios crêem e tremem.
Ter fé não é apenas fazer uma declaração com os lábios, nem tampouco acreditar em algo, seja ele verdadeiro ou não. Ter fé é ser movido pelas convicções que esta fé nos traz.
Não temos somente que trazer sua mensagem, temos que ser a mensagem de Deus viva na terra e no coração das pessoas. Creio  e chamo de virtude adorar a Deus e amar nosso proximo.
Ser povo de Deus e inclinar-se para perto dele e buscar seus sonhos, pregar o evangelho limpo e de amor, sem sem nenhuma perspectiva de "status" mas por amor.

Abraço: Ariane Sivieri.




Para refletir:






Um comentário: